terça-feira, 17 de agosto de 2010

Programa Educativo para Escolas ou Grupos Organizados - 2010/2011 - Museu Arqueológico do Carmo

PRÉ-ESCOLAR 4-5 ANOS

Casas Anti-Monstros
Actividade de exploração das formas e cores;

“Era uma vez um mundo mágico povoado de seres fantásticos... que um dia, num piscar de olhos, ficou virado do avesso! Ninguém conseguia saber qual era a sua casa e como encontrar o seu caminho...Que fazer? Será que as nossas casas se parecem connosco? Ou nós com elas? Através de um jogo de formas e correspondências vem-nos ajudar a descobrir a casa certa para o ser certo e no tempo de um salto de coelho ajudar a colorir os caminhos e as casas...”

As Andanças dos Bichos
Actividade de descoberta dos objectos; exploração dos movimentos e coordenação física;

No Museu da Carmo existem alguns bichos muito especiais feitos a partir da pedra. Será que os consegues descobrir? E será que nos fazem lembrar animais que conhecemos? Mas, e o que fazem estes bichos dentro de um museu? Vem connosco descobrir as suas histórias e fazer parte das andanças dos bichos…

A Dança das Esculturas 
Actividade de descoberta dos objectos; exploração dos movimentos e coordenação física;


“Através da história de um escultor muito especial vamos investigar quais os materiais que se podem utilizar numa escultura e descobrir que a nossa imaginação pode ter um papel muito importante…Mas, e será que conseguimos ser nós próprios esculturas? A partir da exploração de diversos movimentos iremos realizar um espantoso conjunto de esculturas muito especiais e dar inicio a uma dança… ”


Montros aos Molhos
Actividade de exploração da imaginação e criatividade; recorte e colagem;

Era uma vez um monstro… ou seria uma monstra? Coberto de pêlo ou vestido com o último modelo de passarela? Com dentes afiados ou cheio de abraços e beijinhos para dar? A partir do conto O Lago dos Monstros vem connosco criar o teu próprio monstro!


1º e 2º Ciclo

Arquitectar no MAC! 6-10 Anos
Actividade de exploração de conceitos básicos da Arquitectura; recorte e colagem;


Uma cidade repleta de edifícios e construções…dentro de cada edifício tantas casas…dentro de cada casa tantos espaços. Porque será que um espaço é diferente do outro? Como é que sabemos qual o espaço para brincar e o espaço para dormir? Junta-te à equipa de Arqui-Detectives e vem descobrir connosco o misterioso significado de um conjunto de símbolos que formam um código muito especial para os diferentes espaços de um edifício!


Esculturas de Pedra e de Ar  6-10 Anos
Actividade de exploração de conceitos básicos da Escultura; visita-jogo;

O que é uma escultura? Será que castelos de areia, bolos de chocolate e bonecos de neve podem ser esculturas? E o que sentes ao olhar para elas? Junta-te à nossa equipa e vem descobrir os muitos materiais e sentimentos que as esculturas nos revelam! E, claro, construir a tua própria escultura…

O Estranho Caso do Misterioso Mestre 7-10 Anos
Actividade de descoberta; jogo de detectives; visita-jogo;

“Como teria sido construída a antiga Igreja do Carmo? E por quem? E será que os objectos do Museu nos podem dar pistas? Nada como esperar pela nossa vez para jogar os dados! E ficar a saber quais as pistas que nos saíram…”


Actividade de descoberta; jogo de detectives; visita-jogo;
Há Mistérios no Carmo!  8-12 Anos

Onde está o tecto da igreja? O que fazem aqui estes objectos? Quem os trouxe? Através de uma visita-jogo com perguntas e pistas vamos todos desvendar alguns dos mistérios das Ruínas do Carmo!




Exploradores no Museu! 8-12 Anos
Actividade de exploração da Colecção do Museu; visita-jogo;

De onde vieram os objectos do Museu? Quem será que os encontrou? E porque ficaram aqui? Entre COLHERES PRÉ-HISTÓRICAS e MÚMIAS, entre ESPADAS e BRASÕES vem connosco descobrir e explorar a colecção do Museu Arqueológico do Carmo! Para tudo anotares e nada perderes agarra o teu caderno de campo e parte à descoberta…



No Dia Em Que a Terra Tremeu... 10-12 Anos
Actividade centrada no tema do Terramoto de 1755; projecção de imagens;

O que é que realmente aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755? O que significa um terramoto? Uma visita em forma de conversa, a partir da projecção de gravuras alusivas ao Terramoto de 1755 e da própria história do monumento e da cidade de Lisboa, que nos levará numa viagem no tempo...




Com as Mãos na Arqueologia  10-12 Anos
Actividade hands on – manuseamento de um conjunto de artefactos pré-históricos; Exploração do objecto enquanto documento/testemunho do seu tempo;

Como viviam as pessoas há 5000 anos? O que comiam e vestiam? A partir de um conjunto de artefactos provenientes das escavações de Vila Nova de São Pedro, vamos à descoberta dos nossos antepassados pré-históricos!


3º Ciclo e Secundário


Com as Mãos na Arqueologia
Actividade hands on – manuseamento de um conjunto de artefactos pré-históricos; Exploração do objecto enquanto documento/testemunho do seu tempo;

Como viviam as pessoas há 5000 anos? O que comiam e vestiam? A partir de um conjunto de artefactos provenientes das escavações de Vila Nova de São Pedro, vamos à descoberta dos nossos antepassados pré-históricos


As Ruínas da Igreja do Carmo e Museu Arqueológico
 Visita orientada em função da sua inter-relação com os curricula de História e Artes, visando o enquadramento do monumento e a sua colecção permanente no contexto da História de Portugal, na História da Arquitectura e, ainda, a compreensão das ruínas inseridas na temática do Terramoto de 1755.




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Comentários do Público - Exposição de Pintura

    Antes de divulgarmos as novidades do Serviço Educativo do MAC para o ano escolar de 2010/2011, e, ainda, a propósito da Exposição de Pintura que se realizou durante o mês de Junho 2010, gostaríamos de vos deixar alguns dos (fantásticos) comentários deixados por quem veio ver as grandes obras dos nossos pequenos artistas! Agradeçemos a todos e esperamos que tenham gostado tanto como nós!!!