sexta-feira, 30 de março de 2012

No Carmo, à Conversa com a Arte - Museu Arqueológico do Carmo


Museu Arqueológico do Carmo
NO CARMO À CONVERSA COM A ARTE

18h.30m – 20h00 | Entrada Livre


Durante o mês de Abril de 2012, o Museu Arqueológico do Carmo convida-o a assistir a um ciclo de conferências intitulado “No Carmo à conversa com a Arte”, através do qual algumas das peças mais emblemáticas do Museu serão exploradas por Historiadores da Arte e Arqueólogos, especialistas em cada uma das áreas dos objectos a abordar.
Destinado a todos os tipos de público que tenham interesse em História da Arte e Arqueologia, este ciclo de conferências que será composto pelas seguintes comunicações, às quais se seguirá um debate:

12 de Abril | Teresa Leonor Vale | IHA da FLUL/ FCT
A estátua de S. João Nepomuceno e outras obras de João António Bellini de Pádua, no acervo do Museu Arqueológico do Carmo

Sinopse
A estátua de S. João Nepomuceno, na actualidade parte integrante das colecções do Museu Arqueológico do Carmo mas realizada para a desaparecida ponte de Alcântara, por João António Bellini de Pádua, escultor italiano fixado no nosso país desde pelo menos 1725, será o tema primeiro desta conferência. Porém, a mesma será igualmente a ocasião para divulgar algumas novidades acerca do autor e de algumas outras suas obras constante do acervo do Museu.

13 de Abril | Paulo Almeida Fernandes | CEAUCP-CAM
Quando os extremos se tocam. Influências orientais na produção artística moçárabe de Lisboa

Sinopse
Em anos recentes, Lisboa tornou-se numa referência para caracterizar a vitalidade construtiva dos cristãos de al-Andaluz. O numeroso espólio da Alta Idade Média reunido na cidade, e as influências orientalizantes que evidencia, motivaram um renovado olhar sobre um núcleo longamente considerado visigótico, mas cuja realização deve antes corresponder a contextos moçárabes, sujeitos a uma surpreendente influência bizantina.
O Museu Arqueológico do Carmo conserva as principais peças deste conjunto, razão pela qual é tantas vezes citado no amplo debate que percorre actualmente a comunidade científica peninsular que se dedica a identificar as realizações cristãs em território supostamente vinculado aos diferentes Estados islâmicos nascidos em solo ibérico.


19 de Abril | Mário Varela Gomes | FCSH
O teriantropo de Vila Nova de S. Pedro. A Tradução de uma cosmogonia?

Sinopse
Durante a escavação levada a cabo no lado poente do povoado [de Vila Nova de S. Pedro], em 1941, foi exumada um estatueta de osso, antropomórfica, medindo pouco mais de 0,05 metros de altura, considerada por A. Do Paço e E. Jalhay, muito justamente, “[…] o mais notável objecto encontrado até hoje, […]” e que, segundo aqueles arqueólogos, o perspicaz H. Breuil logo haveria de comparar com “[…] estatuetas orientais, de Susa e de Caldeia […].”

26 de Abril| Nuno Vassalo e Silva | FCG
A estela do Museu do Carmo e o colecionismo de arte indiana, em Portugal no século XVI

 Sinopse
A estela hindu do Museu do Carmo convida-nos a refletir sobre o colecionismo de arte indiana, em Portugal no século XVI. Sendo celebradas as esculturas que D. João de Castro enviara para o Convento da Penha Verde, em Sintra, a existência da estela em que no reverso se esculpiram as armas dos Souzas, para servir de pedra tumular, comprova um conhecimento e interesse pela arte não-cristã nas elites portuguesas que não tem sido ainda devidamente realçado.

Contamos com a vossa participação!

Sem comentários:

Enviar um comentário