quinta-feira, 28 de junho de 2012

Workshop de modelação em barro com Rogério Timóteo - Museu Arqueológico do Carmo

         No próximo Sábado, 30 de Junho às 16h00, irá realizar-se o último workshop de modelação em barro orientado pelo artista Rogério Timóteo. Inseridos na exposição "O Sagrado e o Profano", que estará patente até 4 de Julho, estes workshops têm sido um sucesso!!
         Aqui ficam algumas imagens para vos abrir o apetite! 
         O workshop é gratuito mediante o pagamento da entrada no Museu. 

         Apareçam!!






quarta-feira, 27 de junho de 2012

Concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil no Museu Arqueológico do Carmo

        Este Sábado, 30 de Junho 2012, iremos receber no Museu Arqueológico do Carmo para um concerto a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção de Christopher Bochmann


        É às 21h30 com entrada gratuita.


Aqui fica o programa do concerto:


PROGRAMA


BEETHOVEN, Ludwig van (1770-1827): Sinfonia n.º 7 em lá maior, Op.92 - Poco sostenuto; Allegretto
MOZART, Wolfgang Amadeus (1756-1791): Concerto n.º 5, Lá Maior, Kv.219 - Allegro aperto
REINECHE, Carl (1824-1910): Concerto para Flauta, Ré Maior, Op. 283 - Allegro moderato
BEETHOVEN, Ludwig van (1770-1827): Sinfonia n.º 7, em lá menor, Op. 92 - Presto; Allegro com brio


Orquestra Sinfónica Juvenil

Solistas: 
Bruno Sousa (violino) - Tiago Canto (flauta)

Direcção: Christopher Bochmann


Contamos com a vossa presença!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Actividades de Verão no Museu do Carmo

Aqui ficam algumas imagens das actividades de Verão que estão a decorrer no Museu Arqueológico do Carmo. Tivemos os nossos amigos de volta para experimentar coisas novas e o entusiasmo foi contagiante!





sábado, 23 de junho de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - José Louro "O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos" - Museu Arqueológico do Carmo

         Na próxima 3ª feira, 26 de Junho, iremos receber para a última conferência do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico José Louro, Licenciado em Design Industrial, Mestre em Desenho, professor, formador e designer, que nos irá falar sobre "O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos."
         Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.
         Aqui fica uma breve sinopse da comunicação:


« A palestra incidirá, de modo genérico, sobre um tipo de desenho que é utilizado como forma inicial de abordagem ao motivo - o desenho de expressão gestual. Sendo um desenho que tenta captar rapidamente a essência do objecto a nível das suas principais qualidades formais (de conteúdo) e expressivas (de significado), é amplamente reconhecido como processo de sintese gráfica vocacionado para o desenho de viagem ou do quotidiano. Tentar-se-à estabelecer as origens deste tipo de procedimento gráfico, e o modo como evoluiu até à actualidade, através do exemplo de autores renascentistas e contemporâneos.» José Louro


         Contamos com a vossa presença!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Workshop de Modelação de barro com Rogério Timóteo - Exposição de Escultura "O Sagrado e o Profano" no Museu Arqueológico do Carmo

       É já neste Sábado, 23 de Junho 2012, às 16h00 que terá lugar mais um Workshop de modelação em barro orientado pelo artista Rogério Timóteo. Estes workshops integrados na exposição de escultura O Sagrado e o Profano, que estará patente no Museu Arqueológico do Carmo até 4 de Julho 2012, visam dar a conhecer parte do processo artístico de Rogério Timóteo.
      Haverá também uma mesa com barro à disposição para todos os que se queiram aventurar a pôr as mãos na massa! Pequenos e graúdos!
      O workshop é gratuito mediante o pagamento da entrada no Museu. Não é necessária marcação prévia.
      Contamos com a vossa presença!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Eduardo Côrte-Real "Desenho em viagem, ver como humano" - Museu Arqueológico do Carmo

       Na próxima 3ª feira, 19 de Junho 2012, damos continuidade ao nosso ciclo de conferências A Viagem e o Diário Gráfico com a presença de Eduardo Côrte-Real que nos irá apresentar a comunicação "Desenho em viagem, ver como humano".
         Às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.


Eduardo Côrte-Real (b. 1961 in Mafra, Portugal), licenciado em Arquitectura em 1984. Concluiu o seu doutoramento em Comunicação Visual em Arquitectura em 1999 depois de períodos de estágio em Inglaterra e Itália. 
Em 2001 publicou o livro O Triunfo da Vir­tude, As Origens do Desenho Arquitectónico onde desenvolve a ideia que o conceito de Virtude migrou do domínio Ético para o estético através do Desenho.
Trabalha desde 1999 no IADE, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing onde é Prof. Associado, presidente do conselho científico, investigador da UNIDCOM, coordenador do mestrado em Design e Cultura Visual e coordenará o futuro programa de doutoramento em Design. Foi membro eleito do Council da Design Research Society em 2005/2006 e desde 2003 a 2010 international correspondant member for Portugal.
Em 2009 recebeu o prémio João Branco de investigação em Design da Universidade de Aveiro com um projecto financiado pela FCT sobre Design e Cultura Visual na segunda metade do séc. XX em Portugal. É editor em chefe do Jounal On-Line “The (radical) Designist”, ThRaD, www.iade.pt/designist. Publicou numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais e foi orador convidado e seleccionado em várias conferências internacionais e nacionais. Publicou recentemente os livros "The Smooth Guide to Travel Drawing" e “The Triumph of Design”. Mantém o blog "the smooth blog to travel drawing".

Aqui fica uma breve sinopse da conferência:

       Nesta conferência, originalmente apresentada na universidade de Lincoln, falar-se-á em alguns autores e nos seus desenhos de viagem: Villard d’Honnencour, Francisco D’ Hollanda e Vincenzo Scamozzi, Le Corbusier, Alvaro Siza Vieira e finalmente na experiência do autor.
O argumento principal é que no edifício constituído por todas as formas de desenhar, a essência do desenho se encontra no desenho feito em viagem.


Contamos com a vossa presença!

Próximas Conferências:

26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ciclo de Conferências A Viagem e o Diário Gráfico - Dilar Pereira "O caderno de campo na construção do desenho científico." Museu Arqueológico do Carmo

      Amanhã, 12 de Junho 2012, iremos receber, para mais uma comunicação do Ciclo A Viagem e o Diário Gráfico, Dilar PereiraArtista visual e professora, Mestre em Teorias da Arte, FBAUL; Frequenta (em fase de conclusão) o Mestrado em Desenho, FBAUL, que nos irá falar sobre "O caderno de campo na construção do desenho científico".
      Às 18h30, no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada gratuita.

Aqui fica uma breve sinopse da comunicação:


        "O caderno de campo é um lugar privilegiado de experimentação e interpretação através do desenho. Sendo utilizado pelos ilustradores científicos, é um instrumento que serve de suporte às mais variadas pesquisas e investigações. Esta comunicação tem por objecto perceber qual o papel e as valências do caderno de campo no trabalho do ilustrador científico.
       Partindo da realização de inquéritos na esfera nacional e internacional de ilustradores científicos, propõe-se uma abordagem que visa fundamentalmente três questões: a utilização do caderno de campo; a relação entre caderno/desenho de campo e desenho científico; e por último, é o desenho de campo arte ou ciência." Dilar Pereira

Contamos com a vossa presença!

Próximas conferências:


19 Junho – Eduardo Corte-Real – “Desenho em viagem, ver como humano”
26 Junho  -  José Louro – “O Desenho gestual no Diário Gráfico. Estudos de casos.”

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Inauguração da Exposição de Escultura de Rogério Timóteo "O Sagrado e o Profano" no Museu Arqueológico do Carmo




O Museu Arqueológico do Carmo vem por meio convidar V. Exas. a estarem presentes na inauguração da exposição de escultura “O Sagrado e o Profano”, da autoria de Rogério Timóteo, dia 06 de Junho pelas 19h. No decorrer do evento, o bailarino Luciano Fialho da Companhia de Dança de Almada apresentará a peça “Diferente dos Outros”.

A exposição estará patente até ao dia 04 de Julho de 2012 (entre as 10h e as 19h).


Workshops de escultura:  
Durante os Sábados de Junho (09, 23 e 30), pelas 16h00 e inserida na Exposição de Escultura “O Sagrado e o Profano”, avançamos com a actividade para famílias “Esculturas em Família” onde se propõe a descoberta de algumas técnicas da Escultura de uma forma lúdica e descontraída. Esta actividade contará com a presença e orientação do escultor.
Entrada livre (sujeita apenas ao pagamento da taxa de ingresso no MAC).
Para mais informações: servicoeducativo@museuarqueologicodocarmo.pt
                                          21 347 86 29/21 346 04 73